1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo
#

Mudança de nome e sexo em Cartório completa três anos e traz dignidade à população LGBTQIA+   - 08/07/2021



Os transexuais são válidos e importantes. Por anos, este grupo de pessoas foi invisibilizado, enfrentando diariamente um processo longo de preconceitos e desrespeito. Na época, o direito ao nome e a mudança de sexo eram negados.
 
Há três anos, o 1º Cartório SBC passou a realizar os tramites de mudança de nome e gênero no registro civil. Trata-se do direito da personalidade, o nome ou pronome são inerentes a toda pessoa humana, sendo o elemento essencial para a individualização da pessoa natural nas relações sociais. 
 
O registro civil é o âmago da personalidade individual, juntamente com o estado pessoal e social do indivíduo, o que faz com que seja inserido no contexto do direito de personalidade.
 
Com as novas medidas, no Brasil, atualmente é possível que as pessoas transexuais mudem de sexo e pronome no serviço de registro civil, sem precisar de autorização judicial, laudos médicos ou psicológicos e realização de cirurgia.
 
Desta forma, o 1º Cartório SBC oferece dignidade para a pessoa transexual, visto que o direito universal humano deve ser preservado em todas as circunstâncias.
 
 


#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.