1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo
#

Apostilamento: o que é e como funciona?   - 15/12/2023



 O apostilamento é um processo fundamental para validar documentos em contextos internacionais, simplificando a legalização e reconhecimento de sua autenticidade. Esse procedimento é regido pela Convenção de Haia, um tratado internacional que estabelece regras uniformes para a legalização de documentos públicos entre países signatários.


Trata-se de um certificado emitido por autoridades designadas, conhecidas como autoridades apostilantes, que atestam a autenticidade da assinatura, selo ou carimbo de um documento público. Ele confere validade internacional aos documentos, eliminando a necessidade de longos processos de legalização consular.

Como Funciona o Apostilamento

1. Identificação do Documento: O documento a ser apostilado deve ser público, como certidões de nascimento, casamento, diplomas, procurações, entre outros.

2. Solicitação do Apostilamento: O solicitante submete o documento à autoridade competente juntamente com o pedido de apostilamento.

3. Verificação e Emissão: A autoridade verifica a autenticidade do documento e emite a apostila, que é anexada ao documento original.

Vantagens do Apostilamento

1. Simplicidade: Simplificar o processo de legalização em comparação com métodos tradicionais.

2. Agilidade: Reduz significativamente o tempo necessário para validar documentos internacionalmente.

3. Padronização: A Convenção de Haia estabelece um formato padronizado para as apostilas, facilitando o reconhecimento mútuo entre os países signatários.



#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.