1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo
#

Empoderamento e Lutas Sociais: a contribuição do feminismo para a população feminina no Brasil   - 03/07/2023



Na última década, foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostrou que estima-se que a porcentagem da população brasileira composta por mulheres é maior do que a masculina. De acordo com os resultados, 51% são mulheres, enquanto a porcentagem de homens é de 49% do total da população.

Em 2021, as mulheres representavam 51,1% da população do país, totalizando 108,7 milhões, enquanto os homens correspondiam a 48,9% (103,9 milhões). Essa diferença entre os gêneros ocorre devido à expectativa de vida, pois as mulheres vivem cerca de sete anos a mais que os homens em nosso país, segundo o IBGE.

Nos últimos anos, a luta feminista tem se tornado mais presente no cotidiano de muitas mulheres, por meio da reivindicação de seus direitos e tem sido uma força impulsionadora na busca por mudanças sociais.

O feminismo é um movimento social e político que busca a igualdade de gênero, promovendo a conscientização sobre os direitos das mulheres e lutando contra a discriminação e a opressão baseadas no gênero. Alguns marcos históricos incluem:

Direito ao voto: Em 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto, garantindo sua participação política e fortalecendo sua representatividade.

Direito ao divórcio: A partir da década de 1970, o movimento feminista brasileiro foi fundamental na luta pela aprovação da Lei do Divórcio, que permitiu o fim legal do casamento por vontade de um dos cônjuges, sem a necessidade de comprovação de culpa.

Legislação contra a violência doméstica: Em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha, que visa combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, estabelecendo medidas de proteção, punições mais rigorosas para os agressores e a criação de uma rede de apoio às vítimas.

Cotas e representatividade: A luta feminista também contribuiu para a implementação de cotas de gênero em diferentes esferas, como nas eleições, visando aumentar a representatividade feminina nos cargos políticos e em outros setores da sociedade.

Igualdade salarial: Embora ainda seja um desafio a ser plenamente superado, o feminismo tem colocado em pauta a questão da desigualdade salarial entre homens e mulheres, buscando conscientizar sobre a disparidade e exigir medidas para garantir a igualdade de remuneração para trabalho igual ou de igual valor.

Além dessas conquistas, o feminismo tem contribuído para aumentar a conscientização sobre a violência de gênero, promover o debate sobre questões como o assédio sexual, os direitos reprodutivos e a representação feminina na mídia, entre outros temas relevantes para a igualdade de gênero.

No entanto, é importante ressaltar que apesar dos avanços, ainda há muito a ser conquistado. A desigualdade de gênero persiste em diversos aspectos da sociedade brasileira, como a violência contra as mulheres, a sub-representação feminina em cargos de liderança e a discriminação no mercado de trabalho. O feminismo continua sendo uma luta necessária para garantir a plena igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres no Brasil.

Fonte: IBGE



#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.