1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo
#

Descubra o que é uma Procuração e como solicitar de forma online!   - 19/09/2022



 Procurações Públicas

A procuração é um instrumento legal no qual uma pessoa (o outorgante) autoriza uma ou mais pessoas (outorgados) a agirem em seu nome por prazo fixo ou indeterminado. Pode ser utilizada, por exemplo, na abertura de contas bancárias, realização de matrículas universitárias, em assembleias de condomínio, em negócios, fins previdenciários: a procuração com fins exclusivamente previdenciários é aquela de mera representação junto ao Instituto de Previdência e de recebimento de valores a este título; que versem sobre bens móveis, imóveis e valores de forma geral: para venda/ compra e doação de imóveis; abertura de contas bancárias e outras situações nas quais o outorgante não pode estar fisicamente presente.

Você pode fazer essa solicitação de forma online:

Assinatura digital
Para realizar a assinatura e identificação em um ato eletrônico, é necessário ter um certificado digital ICP-Brasil, o mesmo utilizado para envio do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ou um Certificado Digital e-Notariado, com emissão gratuita e validade de dois anos, instalado em seu celular. O Certificado Notarizado pode ser emitido em um Cartório de Notas credenciado como Autoridade Notarial, com seu documento de identidade e comprovante de endereço, ou pela plataforma e-Notariado, por meio de videoconferência.

Videoconferência e assinatura
Com seu certificado digital, basta fazer login no e-Notariado, escolher o serviço desejado e agendar sua videoconferência, que será conduzida pelo Cartório, que indicará a abertura da gravação, a data e hora do início, e o nome completo dos participantes. Ao término do ato, fará a leitura do conteúdo na íntegra e colherá manifestação de vontade dos participantes. Os documentos serão enviados por e-mail para validação com a assinatura digital. Os efeitos do ato são imediatos.

Vamos aos passos:

  1. Converse com o Cartório e agende uma videoconferência para fazer a Procuração;
  2. No dia e horário agendado, clique no link enviado para o seu e-mail, pelo celular ou computador com webcam;
  3. Faça login no site e-Notariado (www.e-notariado.org.br) com seu Certificado Digital e participe da videoconferência;
  4. Após a videochamada, você receberá os documentos por e-mail. Acesse o link enviado para assinar a Procuração com seu Certificado Digital.
  5. Pronto, sua Procuração já pode ser usada, baixe o arquivo em PDF e compartilhe com seu procurador.

Em caso de dúvida, entre em contato com o 1º Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo através do telefone (11) 4330-2366 ou pelo WhatsApp 94478-3239.

 

 



#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.