1° Cartório de Registro Civil de São Bernardo do Campo

Apostila de Haia


O 1º Cartório Civil de São Bernardo do Campo oferece aos moradores do grande ABCD (São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá) o serviço de validação de documentos no exterior: a Apostila de Haia, Apostila de Convenção de Haia ou Apostilamento de Haia.

Confira as principais dúvidas sobre o certificado:

O que é a Apostila de Haia?

O Brasil é um dos mais de 100 países que fazem parte do tratado da Convenção de Haia que entrou em vigor em agosto de 2016. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) é responsável pelo funcionamento da apostila no País.

A Apostila de Haia é um tratado que autentica documentos que ganham reconhecimento mútuo em todos os países que fazem parte da Convenção. Este processo é realizado de forma menos burocrática e os documentos nacionais passam a ter validade no exterior.

Quando solicitar este documento?

A Apostila de Haia pode ser solicitada quando for necessário apresentar um documento em um país que foi emitido em outro.

Quais documentos podem ser apostilados?

São diversos os documentos que podem ser legalizados para uso no exterior, principalmente os que são relacionados a dupla cidadania. Dentre eles estão RG, certidão de nascimento, óbito, diplomas do ensino Superior, ensino Médio e ensino Fundamental, entre outros.

Quanto tempo demora para apostilar?

Para apostilar um documento basta ir até ao 1º Cartório Civil de São Bernardo do Campo, realizar o pagamento da taxa exigida e recebê-lo no mesmo momento.

Entretanto, alguns países exigem a tradução juramentada que pode levar alguns dias para ser feita. No Brasil, os documentos estrangeiros só terão efeitos se estiverem traduzidas.

A Apostila de Haia não tem prazo de validade.

Contate o 1º Cartório Civil de São Bernardo do Campo e realize este serviço.


#
#
#
#
#
#


Copyright © 2017 - 1º Cartório de São Bernardo do Campo - Todos os Direitos reservados.