Nossa história

No centro de São Bernardo do Campo - SP, o 1º Cartório de Registro Civil encontra-se bem localizado, com ampla infra-estrutura para garantir a segurança e eficiência de seus serviços. Fundado em 1875, possui um vasto arquivo de Registro Civil, sendo este um dos maiores da região do grande ABC.
O Cartório, sob a atual administração do Oficial Eugênio Tonin, tem como grande diferencial o atendimento ágil, eficiente, além da grande preocupação com a satisfação de seus clientes.

Nascimento
O primeiro registro de nascimento constante de nossos arquivos data de 30 de agosto de 1881. Àquela época, os nascidos eram registrados apenas com o prenome (nome), raramente com o sobrenome (patronímico).
Nosso primeiro assento (registro) é de "Luiz" , filho de Salvador Cardozo do Nascimento e de Felisbina Maria Cardozo, ambos naturais da "Freguesia de São Bernardo do Campo". A história nos conta que, no século XIX, éramos ainda Provincia de São Paulo - Freguezia de São Bernardo.
Nossos Livros indicam também que São Bernardo do Campo tinha (e tem) grande número de imigrantes italianos, portugueses e japoneses, dentre outras nacionalidades. Para citar um exemplo de imigrante italiano, o nosso quarto registro de nascimento é de "MARGONARI AMERICO", filho de Margonari Giovani e de Margonari Clorinda, ambos italianos, casados na Matriz de Governolo, Reino da Itália.

Casamento
Quanto aos casamentos, nosso primeiro registro é de 07 de janeiro de 1876, tendo como contraentes (noivos) "JOÃO RODRIGUES DE SOUSA e MARIA DE JESUS". Tanto quanto hoje, a figura do Juiz de Paz e também das testemunhas eram requisitos indispensáveis. O primeiro casamento foi assinado pelo Juiz ANTÔNIO MARIANO GALVÃO BUENO, além das testemunhas.

Óbito
O primeiro registro de óbito encontrado em nossos arquivos, foi lavrado em 09 de novembro de 1875. Esse registro era de "JOSÉ", falecido com 05 anos e 11 meses de idade, filho de José Cardoso da Silveira e Escolástica Maria do Pilar. Naquela época, colhia-se a assinatura de duas testemunhas, o que já não é mais preciso. Era bastante comum o falecimento sem qualquer tipo de assistência médica, algo incomum nos dias atuais

Galeria de fotos

Atendimento: 4330-2366 | O Cartório | Serviços | Mensalistas | Contato | Tabela de Valores

1° Cartório de São Bernardo do Campo
Rua Rio Branco, 270, Bairro Centro, São Bernardo do Campo - SP